Domingo, 10 de Maio de 2009

As rosas

Muitos consideram a rosa, a rainha das flores.

Com a vastissima variedade de flores que existem, de todas as formas, cores e perfumes, eu acho muito difícil eleger uma rainha entre elas.

Pelo menos com justiça.

 

Mas, rainha ou não, a rosa é realmente uma flor extraordinária.

Durante a maior parte do ano, a planta é modesta, feia até. Sem folhas, com espinhos, se não a conhecêssemos, ninguém diria que aqueles tronquitos agrestes desabrochariam em flores maravilhosas e perfumadas.

 

Não sou perita em rosas, nem percebo grande coisa das suas muitas espécies e variedade, mas tenho algumas já em flor.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para quem diz que rosas não se cultivam em vasos, aqui está a prova do contrário.

Todas estas rosas (e mais algumas que ainda não floriram estão em vasos)

 

E agora, as trepadeiras, as únicas que estão directamente no solo.

Esta dá enormes rosas vermelho forte:

 

 

Um pormenor da flor:

 

E esta enche-se de cachos de rosas púrpura:

 

E estas são as flores, de perto:

 

Tenho outras quatro roseiras que, embora com botôes, ainda não desabrocharam.

 

Já tive uma roseira sem espinhos que dava flores pequeninas beje, sem perfume. Infelizmente, mesmo sem perfume o meu cão Romeu acho-a apetecível. Arrancou-a e roeu-a. Aí descobri uma grande serventia dos espinhos.

Se ela os tivesse, acho que o Romeu não tinha levado a proeza até ao fim.

Infelizmente, os espinhos não servem de nada contra umas lagartinhas verdes e irritantes que adoram comer as folhas.

Escondem-se na página inferior e destroem-nas completamente.

 

Como não uso venenos, caço-as à mão e dá uma grande trabalheira.

Mas as rosas, merecem-na.

publicado por Fátima às 20:29

link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De Anónimo a 28 de Maio de 2013 às 12:54
As tuas rosas são maravilhosas !
De Ana a 9 de Setembro de 2014 às 03:35
Boa noite, como faço pra comprar umas mudas, tenho um pergolado e gostaria de saber se eu posso plantar uma dessa pra subir nele?
Sou apaixonada por rosa

















De Anónimo a 16 de Junho de 2013 às 19:39
as rosas são maravilhosas!!!
mas como é que há rosas sem espinhos????
De ilza maria a 25 de Janeiro de 2014 às 16:59
paz e luz amiga, amo rosas ,dá pra vender umas mudas das trepadeiras das rosas comuns e da miniatura vermelhas, pra 49160 000 e mudas das estreleiras azuis ,brancas, amarelas e felicia azul ou malmequer e jasmim, me apaixonei por essas florzinhas estreleiras e felícia. País Brasil cidade Nossa Senhora Do Socorro sergipe
De Fátima a 26 de Janeiro de 2014 às 11:56
Infelizmente já as podei este ano. De qualquer modo, não sei se as mudas sobreviveriam até ao Brasil. :(
De ilza maria a 27 de Janeiro de 2014 às 00:46
Muito obrigada por sua atenção,me encantei tanto com as rosas, as estreleiras amarelas e brancas , que não notei que era outro país, muita paz e luz
De joana a 9 de Dezembro de 2014 às 01:43
Lindas !!!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Plantas à venda para anga...

. As rosas

. O jardim

. Frutos de fim de Inverno

. A sedução da Primavera

. As minhas plantas ornamen...

. As minhas plantas de frut...

. As minhas plantas aromáti...

.arquivos

. Maio 2013

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Agosto 2008

. Fevereiro 2008

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub