Domingo, 24 de Fevereiro de 2008

As minhas plantas aromáticas e "medicinais"


 

Estas são as minhas plantas:

 

Aromáticas/"Medicinais":

 

Abrótano - Artemisia abrotanum

 

Alecrim - Rosmarinus officinalis

 

 

Alecrim rasteiro - Rosmarinus officinalis var. Prostratus

 

 

Alfavaca-cravinho - Ocimum gratissimum

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Alfazema - Lavandula dentata var. Linda Ligon

 

Alfazema - Lavandula angustifolia

 

 

Alfazema da Madeira - Lavandula pinnata (espécie endémica da Macaronésia)

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Aloés - Aloe vera

 

 

Aneto - Anethum graveolens (semeado há pouco tempo)

 

 

Arbusto gengibre - Iboza riparia

 

 

 

Arruda - Ruta graveolens

 

 

Baldriana -  Valeriana phu

 

 

Boldo miúdo - Plectranthus neochilus

 

 

Borragem - Borago officinalis

 

 

Canela branca - Peperomia galioides

 

 

Cânfora (falsa cânfora) - Artemisia canforata

 

 

Caninha - Cymbopogon citratus

 

 (Foto actualizada em breve)

Cebolinho - Allium schoenoprasum 

 

 (Foto actualizada em breve)

Cerefólio - Anthriscus cerefolium

 

  

Erva anis - Ocimum selloi

 

 

Erva-cidreira - Melissa officinalis

 

 

Erva cidreira do Brasil - Lippia alba

 

 

Erva gigante - Acanthus mollis

 

 

Estévia - Stevia rebaudiana

 

 

Estragão - Artemisia dracunculus

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Eucalipto - Eucalyptus globulus

 

 

Eucalipto- limão - Eucalyptus citridora

 

 

Falso boldo - Coleus barbatus

 

 


Filipêndula - Filipendula vulgaris

 

 

Funcho doce - Foeniculum vulgare var. dulce

 

 

Funcho Púrpura - Foeniculum vulgare var. purpureum

 

 

Hisópio - Micromeria varia ssp. thymoides (subespécie endémica da Madeira)

 

 

Hissopo - Hissopus officinalis

 

 

Hortelã - Mentha longifolia

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Hortelã branca - Mentha rotundifolia

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Hortelã de cabra - Cedronella canariensis (espécie endémica da Macaronésia)

 

 

 

Hortelã da ribeira - Mentha cervina

 

Hortelã maçã - Mentha suaveolens var. variegata

 

Hortelã pimenta - Mentha piperita

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Hortelã-mentol - Mentha sp.

 

 

Incenso bastardo - Plectranthus coleoides

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Jervão - Verbena rigida

 

Losna - Artemisia argentea (endémica da Madeira)

www.uma.pt/biopolis/planta.php

 

 

Loureiro - Laurus novocanariensis

www.uma.pt/biopolis/planta.php

 

 

 

Macela - Matricaria aurea

 

 

Macelão - Achillea ageratum

 

Malva de cheiro - Pelargonium sp. "Lady of Plymonth"

 

 (Foto actualizada em breve)

Malva de incenso - Pelargonium quercifolium

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Malva-hortelã - Pelargonium odorantissimum

 

 

Malva-limão - Pelargonium crispum

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Malva maçã - Pelargonium odoratissimum

 

 

Malva de mentol - Pelargonium tomentosum

 

 

Malva-rosa - Pelargonium graveolens

 

 (Foto actualizada em breve)

Malva rosa-limão - Pelargonium vitifolium

 

Malva noz-moscada - Pelargonium fragrans   

 

                                        

Mangericão - Ocimum basilicum

 

 

Manjerona - Origanum majorana

 

 

Maravilhas - Calendula officinalis

 

 

Matricária - Tanacetum parthenium

 

 

Matricária- Tanacetum parthenium "Snowball"

 

 

 

Mentastro - Mentha suaveolens

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Morangueiro - Fragaria sp.

 

Morangueiro bravo - Fragaria vesca

 

Milfólio - Achillea millefolium

 

 

Milfólio rosa - Achillea millefolium var. rosea

 

Nêveda - Calamintha nepeta ssp. sylvativa

 

 

 

Nêveda dos gatos - Nepeta cataria

 

 

Oregão - Origanum vulgare ssp. virens

 

Perpétua das areias - Helichrysum italicum

 

Pessegueiro inglês - Aloysia triphylla

 

Planta do Vick - Plectranthus tomentosa

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Pimenta malagueta - Capsicum chinense (julgo que a variedade Raja chili)


 

 

 (Foto actualizada em breve)

Pimenta rocoto - Capsicum pubescens (já germinaram, mas ainda estão pequeninas) 

Estas pimentas são diabolicamente picantes e por isso costumo chamá-las "pimentas do Inferno".

Mas também, carnudas, vermelho escuro forte e com sementes pretas, o que poderíamos esperar?

 

Pimpinela - Sanguissorba minor

 

 

Poejo - Mentha pulegium

 

 

Pulmonaria - Pulmonaria officinalis

Como o Inverno foi rigoroso (mesmo cá na Madeira) e os caracóis adoram-na, a pulmonária está um pouco feia, mas pela primeira vez está a florir.

 

 


Quebra-panela - Bystropogon punctatus (espécie endémica da ilha da Madeira)

 

 

Rosmaninho - Lavandula stoechas

 

 

Sabugueiro - Sambucus lanceolata (espécie endémica da Madeira)

www.uma.pt/biopolis/planta.php 

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Salsa - Petroselinum crispum

 

 

 

 (Foto actualizada em breve)

Salva - Salvia officinalis

 

Salva - Salvia officinalis var. Icterina

 

Salva-ananás - Salvia rutilans

 

 

 

Segurelha - Thymus vulgaris

 

Segurelha (a verdadeira) - Satureja hortensis

 

 (Foto actualizada em breve)

Segurelha - Satureja montana

 

Tanaceto - Tanacetum vulgare var. crispum

 

Tomilho-limão - Thymus citridora

 

 

Tomilho-limão - Thymus citriodora var. variegata

 

 

 

Continua em construção, especialmente no que diz respeito a fotografias e respectivas actualizações....

 

 

publicado por Fátima às 18:33

link do post | comentar | favorito
30 comentários:
De aromas-ibericos a 9 de Setembro de 2008 às 14:11
Mas que bela colecção de plantas!!!
Estou certo que muito me pode ensinar. Quero convidar para conhecer o meu blog.

De Fátima a 1 de Novembro de 2008 às 12:53
Obrigada. E a colecção irá continuar a crescer.
Vou visitar o seu blog.
De aromas-ibericos a 1 de Novembro de 2008 às 13:01
Espero por si no meu blog. Até lá uma questão. No que respeita aos tomilhos, qual a sua sensibilidade sobre o crescimento e produção? Tenho tido informações muito diferentes....
De Fátima a 2 de Novembro de 2008 às 11:59
Eu não cultivo para produção comercial, pelo menos por enquanto.
A sua questão refere-se ao método de cultivo ou a estratégias de comercialização?
Relativamente a estratégias de comercialização não percebo nada, embora ache que é possível que a produção para extractos de óleos essenciais e outros componentes poderá ter futuro.
Relativamene aos métodos de cultivo, depende da espécie e do seu habitat de origem, mas a luz do sol directa é sempre essencial.
De aromas-ibericos a 2 de Novembro de 2008 às 19:27
Olá
Quando coloquei a questão referia-me a produção total de massa verde. No caso do tomilho os valores que consideramos são de 15.000 kg/ha.
A bibliografia indica em geral valores mais baixos, mas os resultados dos diversos ensaios levados a cabo na ex-DRATM, sugerem produções duplas ou mesmo triplas das indicadas por Muñoz (Espamha). Note-se que Muñoz estuda Thymus vulgaris e os ensaios de Trás os Montes incidiram em T. Zygis, T. Mastichina, T. Pulegioides e T. Caespititus.
As variedades que estamos a instalar são o T. Carnosus e o T. Capitellatus, relativamente aos quais não existem (tanto quanto sabemos) dados quantitativos de produção unitária. Quais as variadades de tomilho que produz? Qual a produção por Planta ?
De Fátima a 2 de Novembro de 2008 às 20:32
As diferenças de resultados de produção do Thymus poderão ter duas explicações. Por um lado, o porte médio da espécie.
O T. vulgaris cresce normalmente até 40 cm, enquanto nas espécies estudadas em Trás-os-Montes, apenas o T. mastichina atinge um porte superior, 50 cm.
O T. pulegioides cresce até 25 cm, o T. zygis 30 cm e o T. caespititius não ultrapassa 10 cm.
Não sei como foi feito o estudo, mas em média terá de ser inferior aos dados do T. vulgaris.
Eu não produzo comercialmente as plantas. Tenho-as em primeiro lugar como colecção, embora não coloque de parte a hipótese de um dia vir a produzi-las com intuitos comerciais.
Da minha experiência com Thymus vulgaris e Thymus citriodora, posso dizer-lhe que um substrato leve e rico, com adubação muito ligeira uma vez por ano, sol pleno durante todo o dia e o solo sempre com uma ligeira humidade, induz a produção de folhas de maior dimensão e consequentemente mais massa verde.
De aromas-ibericos a 2 de Novembro de 2008 às 20:47
As suas informações são consistentes com aquilo que também obtivemos em ensaio. Julgo que as diferenças de produção unitária estão directamente ligadas ao adensamento. Com plantação em camalhão e cerca de 100.000 plantas por hectare julgo ser perfeitamente praticável uma produção de 15.000 kg / hectare. Que pensa?
De Rosa Duarte a 20 de Agosto de 2009 às 13:21
Parabéns...pelas fotos, pelo conhecimento, pelo interesse.
Também gosto de plantas e "bichos" e sou uma curiosa no que lhes diz respeito. Gosto de mexer na terra e ver "sair" a minha obra...tornei-me fã deste blog...parabéns! Continue!
De Renata a 28 de Setembro de 2009 às 19:17
Olá Fátima,
parabéns pelo seu blog, estou encantada com o seu imenso jardim.
Eu amo flores, pássaros e tudo o que vem da natueza . Meu blog www.nabarradasaiadamae.blogspot.com /) nao é florido assim como o seu mas passa por lá para dar uma olhadinha.
Beijos,
Renata
De Paula a 17 de Novembro de 2009 às 13:22
Olá Fátima

Após algumas pesquisas sobre plantas aromáticas e medicinais, encontrei o seu blog o qual despertou o meu interesse! Gostava de saber se a Fátima comercializa estas plantas ou apenas as cultiva para consumo próprio?

Aguardo resposta!!

Cumprimentos aromáticos

Paula
De Fátima a 23 de Novembro de 2009 às 19:47
Muito obrigada pelos vossos comentários. Infelizmente o meu tempo é demasiado curto, quer para actualizar o blog, quer mesmo para passar amiúde por lá.
Prometo que neste natal, vou tentar dispensar um tempinho para isso. E para actualizar, quer fotos, quer espécies (tenho mais :))
Um dia, talvez na reforma, é provável que me dedique a comercializar, mas actualmente é apenas para consumo e gosto próprio. é necessário muito tempo e dedicação, o que a minha actividade profissional não permite. Mesmo assim, todos os meus tempos livres são para as plantas e meus meninos (7 gatos, 1 cão, 10 periquitos, 2 caturras, 1 papagaio, 1 tartaruga e vários peixes.)
Mais uma vez obirgada pelas palavras amigas.
Abraço
Fátima
De Tina a 28 de Novembro de 2009 às 14:31
Achei lindas essas plantas que maravilha! essa pessoa dona dessas plantas deve ser muito feliz pois convive com essa linda paisagem...
De A. Silva a 20 de Fevereiro de 2010 às 18:14
Que terra abençoada!
Lindo o seu jardim e o seu blog.
Muitos Parabéns.
De Veronica a 23 de Março de 2010 às 22:26
MARAVILHOSA a sua coleção de ervas...estou tentando fazer um jardim com ervas, mas como é dificil...requer tempo e paciencia. Mas depois do que vi aqui, acho que vale a pena fazer...parabéns.
De Luciene a 10 de Maio de 2010 às 22:34
Olá, estou encantada com o seu jardim.
Pode por favor me dar uma dica de onde eu compro sementes de Malva?
Deus abençoe!
Ah, eu moro em Belo Horizonte.
Um big abraço.
De Lucília Rocha a 23 de Maio de 2010 às 19:20
É uma maravilha para os sentidos. Muitos parabéns!!!! Também adoro plantas e árvores de fruto. A minha filha tem, há cerca de 7 anos, um jardim que embora pequeno tem muitas árvores de fruto e flores. É um elixir para a alma ver as florinhas que depois se transformam em fruto. Como infelizmente somos da cidade não temos conhecimento técnico sobre este assunto, mas gostava de aprender um pouco. Tem algum livro publicado? Gostava que me informasse. Muito obrigada. Lucília Rocha
De Isabel Duraes a 25 de Maio de 2010 às 14:51
Mas que encanto de flores e frutos, a sua aparência denota um cuidado excepcional. Parabéns. Contudo, vim parar aqui numa pesquisa sobre a planta de Stevia. Procuro a planta para poder plantar na minha estufa e não encontro em lado nenhum. A Planfor tinha mas este ano a planta já não consta da lista de produtos - para minha grande desilusão. Será que a Fátima me pode informar onde adquiriu a planta? Pode responder-me por email?
Muito Obrigada
Isabel Durães

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Plantas à venda para anga...

. As rosas

. O jardim

. Frutos de fim de Inverno

. A sedução da Primavera

. As minhas plantas ornamen...

. As minhas plantas de frut...

. As minhas plantas aromáti...

.arquivos

. Maio 2013

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Agosto 2008

. Fevereiro 2008

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub